Crianças do coral de Regenburg foram vítimas de abusos entre 1945 e 1990

Berlim, 9 Jan 2016 (AFP) - Pelo menos 231 crianças do coral da cidade de Regensburg, na Baviera, sul da Alemanha, foram vítimas de maus-tratos, incluindo abuso sexual, entre 1945 e início dos anos 1990 - anunciou nesta sexta-feira o advogado encarregado de investigar o caso.

Divulgado pelo advogado Ulrich Weber em uma entrevista coletiva, este número é bastante superior ao informado pelas autoridades católicas locais em fevereiro de 2015 (72 vítimas).

Weber disse hoje dispor de "231 testemunhos de maus-tratos físicos", ocorridos nessas quase cinco décadas e cometidos por padres e professores.

Essa situação, descoberta em 2010, diz respeito a maus-tratos que teriam acontecido quando o irmão do Papa Bento XVI, Georg Ratzinger, dirigia o célebre coral infantil, entre 1964 e 1994.

Hoje com 91 anos, Georg diz desconhecer a ocorrência de abusos neste coral fundado em 1975.

Weber foi encarregado pela diocese de Regenburg da investigação para esclarecer o ocorrido.

A investigação revela inúmeros casos de maus-tratos, como privação de comida, surras, agressões sexuais e estupros, afirmou Weber, que se reuniu com 70 vítimas. O advogado contou que, no coral, reinava um "clima de medo".

"A maioria dos casos de violência sexual se concentra no período de meados dos anos 1970", disse Weber, acrescentando que "50 vítimas falaram de dez autores".

Em 2010, em entrevista à revista semanal de notícias "Der Spiegel", um ex-membro do coral, o diretor de orquestra e compositor alemão Franz Wittenbrink, revelou a "violência", da qual Georg Ratzinger era capaz. Ele contou ainda que, no coral, havia um "sistema de castigos sádicos, relacionados com o prazer sexual".

Esse escândalo abalou a Igreja católica. Tanto Bento XVI quanto seu sucessor, o Papa Francisco, pediram perdão pelos casos de pedofilia no clero.

Também na Alemanha uma Escola de Jesuítas de Berlim esteve no centro de outro escândalo de pedofilia. A instituição reconheceu que dois de seus religiosos cometeram abusos sexuais de forma sistemática contra alunos nos anos 1970 e 1980.

hmn-dsa/meb/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos