Seul retoma campanha de propaganda na fronteira com Coreia do Norte

Seul, 8 Jan 2016 (AFP) - A Coreia do Sul retomou nesta sexta-feira a difusão de propaganda na fronteira com a Coreia do Norte, como resposta ao teste nuclear realizado por Pyongyang, anunciou o ministério da Defesa em Seul.

"As emissões foram retomadas ao meio-dia" (01H00 Brasília), declarou à AFP um funcionário do ministério.

Na véspera, Seul anunciou a retomada da propaganda na fronteira, acrescentando que "o quarto teste nuclear do Norte é uma violação gratuita de suas obrigações internacionais e uma grave violação do acordo intercoreano de 25 de agosto".

No fim de agosto, os dois Estados alcançaram um acordo que colocou fim a uma escalada que ameaçava degenerar em conflito armado.

Durante vários dias, as forças armadas dos dois países permaneceram em estado de alerta máximo. Pyongyang mobilizou sua artilharia na fronteira, enquanto caça-bombardeiros sul-coreanos e americanos realizavam exercícios.

Em virtude do acordo, a Coreia do Sul desligou os alto-falantes e o Norte disse lamentar a explosão de uma mina na fronteira que mutilou dois soldados coreanos.

Na quarta-feira, a Coreia do Norte anunciou ter testado com sucesso uma bomba de hidrogênio, uma prova condenada por toda a comunidade internacional.

Tecnicamente, as duas Coreias estão em conflito, já que a guerra da Coreia (1950-1953) não acabou com um tratado de paz, mas com um cessar-fogo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos