Vazamento de líquido asfáltico mata trutas e aves no Peru

Lima, 8 Jan 2016 (AFP) - Um derramamento de 8.000 litros de emulsão asfáltica perto de um rio na região de Arequipa (sul do Peru), matou milhares de trutas e várias aves, disseram nesta sexta-feira as autoridades locais.

"A situação é preocupante porque o vazamento causou a morte de cerca de 160.000 trutas", disse o prefeito da província de Caylloma, Romulus Ink, em declarações à imprensa em Lima.

O acidente ocorreu em 2 de janeiro na cidade remota de Imata, a 4.000 metros acima do nível do mar, nos Andes do sul do Peru, quando um caminhão de uma empresa privada capotou, causando o vazamento do asfalto líquido que transportava.

A mancha de petróleo e alcatrão poluiu mais de 20 quilômetros de leito de um rio na área, afetando 40 criatórios de trutas, de acordo com relatórios do prefeito e da Autoridade Regional Ambiental de Arequipa.

"Na zona do vazamento ficou evidenciada a morte de trutas e aves migratórias, e patos e gansos andinos, além de outros bichos que se alimentam das águas do rio", afirmou a autoridade ambiental em comunicado.

A empresa causadora do acidente está realizando trabalhos para reparar a área afetada, que soma 38 hectares de zonas úmidas e solos da zona de tampão da Reserva Nacional de Salinas e Aguada Blanca, disse a autoridade ambiental.

cm-ljc/jb/mm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos