Ajuda para três cidades sírias à beira da fome chegará até segunda-feira

Damasco, 9 Jan 2016 (AFP) - A ajuda humanitária para três cidades à beira da fome na Síria, Madaya, Fuaa e Kafraya, ocorrerá até segunda-feira, afirmou neste sábado a Meia-Lua Vermelha.

Diante da indignação internacional pela situação destas cidades, o regime sírio deu na sexta-feira seu consentimento para que a ONU e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) encaminhem uma ajuda humanitária antes de tudo para Madaya, que o exército sírio sitia há seis meses, reduzindo a fome de seus habitantes.

"Há um acordo entre todas as partes e tecnicamente estamos prontos para começar a distribuição a partir de domingo. Mas se houver problemas logísticos, será na segunda-feira, no mais tardar", disse à AFP Tamam Mehrez, chefe das operações da Media Luna Roja.

"Em todo caso, posso garantir que haverá comida para todo mundo", completou.

A Al Manar, canal de televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, que combate os rebeldes ao lado do regime, informou que se chegou a um acordo para que a ONU entrasse com a ajuda em Madaya, na província de Damasco, e também em Fuaa e Kafraya, na província de Idleb (noroeste).

Cerca de 42.000 pessoas esperam ajuda em Madaya, onde, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), 23 pessoas morreram de fome desde 1º de dezembro. Outras 20.000 pessoas estão sitiadas em Fuaa e Kafraya.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos