Mesquitas na França abrem as portas para "chá da fraternidade"

Paris, 9 Jan 2016 (AFP) - Centenas de mesquitas na França convidam neste fim de semana a população para um "chá de fraternidade", em uma iniciativa de portas abertas que pretende defender um islã de "concórdia", em um país abalado pelos atentados jihadistas.

No primeiro aniversário dos ataques contra a revista satírica Charlie Hebdo, a polícia e um supermercado judaico, que deixaram 17 mortos, "nos perguntamos o que poderíamos fazer para reforçar a concórdia e a coesão nacionais", disse à AFP Anuar Kbibesh, presidente do Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM).

"Ao invés de voltar aos atos trágicos, nos pareceu mais útil celebrar o espírito de 11 de janeiro, ou seja, o das grandes manifestações cidadãs após os atentados", disse Kbibesh.

Ele completou que o objetivo da iniciativa "é estimular a convivência e o intercâmbio entre fieis de base e o conjunto de nossos cidadãos" e aproveitar para destacar "os verdadeiros valores do islã ante os clichês que o vinculam com a violência e o terrorismo".

Depois dos atentados de 13 de novembro de Paris (130 mortos), a polícia realizou várias operações em locais de culto muçulmanos. Ao menos três foram fechados.

"Acredito que é preciso superar esta fase de registros", afirmou o presidente do CFCM, insistindo no risco de "amálgamas e estigmatização".

O "chá da fraternidade" terá diversas modalidades: visitas guiadas, debates, oficinas de caligrafia, comparecimento às cinco orações diárias ou serviço de bebidas quentes e confeitaria.

Grande parte das 2.500 mesquitas e salas de orações do país participarão na iniciativa, incluindo a Mesquita de Paris.

O evento acontece após um ano marcado pelo aumento dos atos antimuçulmanos na França, especialmente após os atentados de janeiro de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos