Exército afegão expulsa talibãs de distrito na fronteira com o Tadjiquistão

Cabul, 10 Jan 2016 (AFP) - As forças de segurança afegãs afirmaram neste domingo que reconquistaram um distrito do norte do Afeganistão que estava sob controle dos rebeldes talibãs.

Os insurgentes haviam conquistado no fim de outubro o distrito rural de Darqad, na fronteira com o Tadjiquistão, estimulados por sua efêmera conquista da grande cidade vizinha de Kunduz, um mês antes.

Neste domingo, Sonatullah Timoir, porta-voz da província de Tajar, onde fica Darqad, informou que as tropas afegãs controlam todo o distrito.

Timoir disse que 26 talibãs morreram durante a operação militar que começou na sexta-feira. O ministério afegão do Interior divulgou um balanço de 20 talibãs mortos.

Os governos afegão e tadjique observam com preocupação o aumento da violência e o avanço do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Afeganistão.

Os talibãs, inimigos do EI, iniciara uma ofensiva em todo o país e intensificaram os atentados contra os símbolos da presença estrangeira. Cabul se mostra, no entanto, disposta a retomar as negociações de paz para tentar acabar com a insurreição.

Na segunda-feira, representantes chineses, americanos, afegãos e paquistaneses se reunirão em Islamabad para estabelecer um mapa do caminho com o objetivo de retomar o diálogo, paralisado em meados de 2015, quando foi anunciada a morte do mulá Omar, fundador do movimento talibã.

us-gde/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos