Oito mortos em tiroteio com tomada de reféns em shopping de Bagdá

Bagdá, 11 Jan 2016 (AFP) - Homens armados detonaram nesta segunda-feira um carro-bomba e abriram fogo em um bairro de Bagdá, antes de fazer reféns em um shopping, matando pelo menos oito pessoas, segundo a polícia.

Os atacantes seguem dentro do shopping, localizado no bairro de Al-Jadida, a leste da capital, de acordo com um coronel da polícia, que indicou que eles poderiam portar cintos de explosivos.

"Estão dentro do centro comercial Zahrat. Quando as forças de segurança se aproximaram, executaram três reféns", declarou um funcionário da polícia. "Depois tentamos uma aproximação prudente. Queremos por um ponto final neste ataque com o menor número de vítimas possível", acrescentou.

Uma fonte médica confirmou os oito mortos, acrescentando que também foram registrados ao menos catorze feridos neste ataque.

Este shopping center ocupa um edifício de quatro a cinco andares em um bairro muito agitado do leste da capital, com população de maioria xiita.

Segundo uma fonte do ministério do Interior, um número indeterminado de homens armados abriram fogo na rua após a explosão do carro-bomba e enfrentaram brevemente as forças de segurança antes de entrar no prédio.

"Eles controlam o shopping por completo e têm homens deslocados no teto" do edifício, declarou a fonte.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindica regularmente os atentados em Bagdá contra civis xiitas, comunidade majoritária no Iraque a que considera herege. O EI controla vastos territórios no país, a oeste e norte de Bagdá, após uma ofensiva lançada em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos