EUA trabalham com Irã para recuperar patrulha da Marinha no Golfo

Washington, 12 Jan 2016 (AFP) - Os Estados Unidos trabalham com o Irã para recuperar um grupo de tripulantes de sua Marinha, que perderam contato a bordo de duas pequenas embarcações no Golfo - anunciaram autoridades americanas nesta terça-feira.

"Hoje cedo, perdemos contato com duas pequenas embarcações da Marinha americana em rota do Kuwait ao Bahrein", disse um alto funcionário do governo americano.

"Posteriormente, mantivemos comunicação com as autoridades iranianas, que nos informaram que o nosso pessoal está a salvo e em boas condições. Recebemos garantias de que os marinheiros serão autorizados a continuar seu caminho prontamente", acrescentou.

Outro funcionário disse ter "esperanças de que o problema será resolvido".

Consultado sobre se a tripulação americana estava em águas iranianas, um oficial de alta patente afirmou: "parece que sim".

De acordo com uma autoridade americana do Departamento de Defesa, dez tripulantes da Marinha dos Estados Unidos estariam a bordo das duas embarcações.

Segundo um diplomata americano, o secretário de Estado, John Kerry, conversou por telefone com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, sobre a situação dos tripulantes.

Irã e Estados Unidos não têm relações diplomáticas há mais de 35 anos.

bur-arb/ec/sst/dg/ja/mvv/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos