Canadá oferece boas-vindas ao 10.000º refugiado sírio

Ottawa, 13 Jan 2016 (AFP) - O Canadá deu as boas-vindas ao décimo milésimo refugiado sírio, anunciou o governo nesta quarta-feira, apesar de quase duas semanas de atraso no cronograma e muito menos do que originalmente planejava receber até agora.

O avião que aterrissou em Toronto na noite de terça-feira elevou o número de requisitantes de asilo para 10.121 desde novembro, quando o primeiro-ministro Justin Trudeau assumiu o poder.

Em comunicado, o ministro de Imigração John McCallum chamou de um "marco significante" rumo ao compromisso liberal de receber 25 mil sírios.

"Muitas pessoas trabalharam dia e noite para trazer esses refugiados para o Canadá", disse, "e os canadenses abriram suas comunidades e seus corações para dar as boas-vindas a eles".

"O Canadá continua dando um exemplo internacional com sua resposta para a pior crise de refugiados de nosso tempo", acrescentou.

Trudeau prometeu, durante a campanha eleitoral no ano passado, realocar 25 mil refugiados sírios até 31 de dezembro.

Mas depois de assumir o poder, a data limite foi adiada para o fim de fevereiro, seguindo as críticas de que o governo estaria se movendo rápido demais em meio a preocupações de segurança depois dos ataques mortais em Paris, bem como devido a problemas logísticos.

O objetivo intermediário de acolher 10 mil refugiados até 31 de dezembro foi alcançado, mas somente seis mil sírios vindos de campos da Jordânia, Líbano e Turquia chegaram a solo canadense até o final do ano.

A agência de refugiados da ONU estima que mais de quatro milhões de sírios tenham fugido da guerra civil de seu país. O Observatório Sírio de Direitos Humanos, com base na Grã-Bretanha, informou que o número total de mortos esteja em torno de 260 mil pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos