Obama anuncia esforço 'descomunal' para cura do câncer

Washington, 13 Jan 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, revelou nesta terça-feira que sua administração iniciará um novo e descomunal esforço para encontrar a cura do câncer, com a mesma determinação que há 60 anos se decidiu levar o homem à Lua.

"Em nome das pessoas que amamos e que perdemos e pelos familiares que ainda podemos salvar, façamos dos Estados Unidos o país que vai curar o câncer de uma vez por todas", disse Obama no discurso sobre o Estado da União.

"Esta noite estou anunciando um novo esforço nacional para conseguir isto", disse Obama, revelando que o vice-presidente Joe Biden - que perdeu um filho para o câncer - terá a responsabilidade de coordenar a nova iniciativa.

Obama recordou que quando a União Soviética colocou um satélite em órbita, os Estados Unidos "não negaram a existência do Sputnik ou se puseram a discutir a ciência" envolvida nesta façanha. "Ao contrário, construímos um programa espacial quase da noite para o dia, e doze anos depois estávamos caminhando na Lua".

"Podemos fazer muito mais", afirmou Obama, recordando que no ano passado Biden comentou que com um esforço parecido ao realizado para levar o homem à Lua seria possível aos "Estados Unidos curar o câncer".

"A pesquisa médica é algo crucial", destacou o presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos