Obama e Putin conversam sobre Ucrânia e Síria

Washington, 13 Jan 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta quarta-feira sobre uma solução diplomática para as crises na Ucrânia e na Síria, informou a Casa Branca.

"Dedicaram boa parte do tempo para discutir a necessidade de que os russos cumpram os compromissos que assumiram em Minsk de suspender seu apoio aos separatistas que estão desestabilizando a Ucrânia neste momento", revelou o porta-voz Josh Earnest.

Ucrânia e os rebeldes pró-Rússia acertaram uma nova trégua nesta quarta-feira, que entrou imediatamente em vigor e substituiu a anterior, quebrada horas após sua vigência, no final do mês passado.

Os líderes pró-ocidentais em Kiev e os rebeldes disputam o controle da região industrial do leste da Ucrânia, onde vivem cerca de 3,5 milhões de habitantes.

A Rússia rejeita as acusações de orquestrar e apoiar a guerra visando assegurar seu poder sobre a região, após a decisão da Ucrânia de manter relações comerciais e políticas mais estreitas com a União Europeia.

Earnest informou ainda que Obama e Putin discutiram sobre os esforços para acabar com a brutal guerra civil que devasta a Síria.

Os dois líderes analisaram "os esforços para conseguir uma transição política na Síria. Estados Unidos e Rússia têm um interesse particular de que isto ocorra".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos