Alex, rebaixado a tormenta tropical, causa pouco estrago nos Açores

Miami, 15 Jan 2016 (AFP) - Alex, o primeiro furacão a se formar no mês de janeiro no Oceano Atlântico em quase 80 anos, foi rebaixado a uma tormenta tropical quando começava a se afastar do arquipélago português dos Açores, informaram meteorologistas americanos.

Às 19h 9(e Brasília), Alex estava a cerca de 470 quilômetros de Terceira, se movendo a 65 km/h, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami.

O furacão perdeu intensidade quando alcançou a ilha Terceira, às 11H15, horário de Brasília, com ventos de 110 km por hora em comparação aos 140 km por hora que apresentava na quinta-feira, disse o NHC.

Funcionários dos Açores disseram que algumas árvores foram derrubadas e telhados danificados, mas que não haviam sido notificados feridos.

Alex, que na véspera surpreendeu os meteorologistas quando se tornou o primeiro furacão a se formar no Atlântico no mês de janeiro desde 1938, começava a se distanciar dos Açores, segundo o último boletim do NHC. Às 11H00 de Brasília, encontrava-se a 5 km ao norte de Terceira e se deslocava rapidamente rumo ao norte a 44 km por hora.

É esperado que Alex perca suas características de tempestade tropical já nesta sexta-feira e que logo seja absorvido por outro fenômeno climático.

Os Açores haviam se preparado para a chegada do fenômeno, com o fechamento de escolas e serviços públicos em várias ilhas, informou o Instituto Meteorológico Português (Impa).

Alex se formou fora da temporada de furacões, que acontece entre junho e novembro.

A última temporada no Atlântico foi menos ativa do que o habitual, produto do fenômeno El Niño, com 11 tormentas, das quais quatro foram classificadas como furacões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos