Exército israelense mata segundo palestino em 24 horas na fronteira com Gaza

Gaza, Territórios palestinos, 15 Jan 2016 (AFP) - Um palestino foi morto pelas forças israelenses durante um confronto na fronteira com a Faixa de Gaza, a segunda vítima fatal em 24 horas, anunciou nesta sexta-feira o ministério da Saúde palestino.

O porta-voz Ashraf al-Qudra informou que Mohamad Qita, de 26 anos, foi morto após ser atingido no estômago por tiros no campo de refugiados de Bureij, no centro de Gaza.

Outros 15 palestinos ficaram feridos a bala, acrescentou.

Anteriormente, Qudra havia anunciado que outro palestino de 18 anos, "Mohame Abu Zaida, foi mortalmente ferido por disparos do exército israelense" nos confrontos registrados nesta sexta-feira na fronteira.

Por sua vez, o exército israelense afirmou enfrentar "múltiplos distúrbios" ao longo da fronteira do enclave palestino.

Desde 1º de outubro, a onda de violência que atinge Israel e os Territórios Palestinos custou a vida de 154 palestinos - grande parte deles eram agressores abatidos pelas forças de segurança após ataques ou tentativas de ataque com faca - e 23 pessoas do lado israelense.

Israel e o movimento islamita Hamas, que dirige a Faixa de Gaza, observam um cessar-fogo tenso desde agosto de 2014, quando colocaram fim a 50 dias de guerra.

Gaza, onde vivem 1,8 milhão de palestinos em condições muito difíceis, segue isolada do mundo por um bloqueio israelense e egípcio.

az-sbh-jjm/dr/aoc-dmc/age/ma/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos