Forças do regime sírio preparam grande ofensiva sobre Aleppo

Alepo, Síria, 15 Jan 2016 (AFP) - As forças do regime preparam uma grande ofensiva para retomar o controle de Aleppo, a segunda principal cidade da Síria, anunciou à AFP uma fonte regional de segurança.

"Com esta operação, o Exército trata de ampliar sua zona de segurança em torno da cidade" e cortar as rotas de abastecimento dos rebeldes em Aleppo, declarou a fonte.

Aleppo, antiga capital econômica do país, está desde 2012 mergulhada na violência e atualmente se encontra dividida entre os bairros do oeste, controlados pelo governo, e os bairros do leste, sob controle rebelde.

A província de Aleppo é controlada praticamente pela Frente Al Nosra, braço sírio da Al-Qaeda, e pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

As forças do regime, com o apoio da aviação russa e de combatentes estrangeiros, conseguiram avançar recentemente sobre o sul e o sudeste da cidade de Aleppo.

"Será a maior operação militar na Síria desde o início da guerra", disse um oficial das forças do regime, destacando que há várias frentes de combate para isolar a cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos