EUA suspendem sanções ao Irã após acordo nuclear, anuncia Kerry

Washington, 16 Jan 2016 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram neste sábado a suspensão das sanções impostas ao Irã - de acordo com declaração do secretário de Estado americano, John Kerry.

"Venho por meio desta confirmar que a Agência Internacional de Energia Atômica verificou que o Irã implementou, completamente, os compromissos exigidos (...) Os compromissos dos Estados Unidos referentes às sanções estão agora em vigor", disse Kerry.

Poucos minutos antes, a AIEA havia aprovado a entrada em vigor do acordo, destacando que Teerã cumpriu sua parte na redução de seu programa nuclear.

O presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, reagiu rapidamente e denunciou o acordo com o Irã.

"Hoje, o governo Obama começará a suspender as sanções econômicas contra o principal Estado que apoia o terrorismo no mundo", afirmou Ryan, em um comunicado, segundo o qual Teerã, "muito provavelmente", vai-se aproveitar do novo volume de recursos financeiros para continuar "financiando o terrorismo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos