Suíça espera três dos presos americanos libertados no Irã

Genebra, 17 Jan 2016 (AFP) - A Suíça confirmou neste domingo que três dos prisioneiros americanos libertados no Irã vão chegar nas próximas horas ao país - de acordo com um comunicado do Ministério suíço das Relações Exteriores.

"Um avião suíço, no qual viajam um representante do DFAE [Ministério das Relações Exteriores] e médicos, transporta três dos americanos que estavam detidos no Irã, assim como a mulher de um deles", indica o comunicado.

A aterrissagem do avião "está prevista no final da tarde na Suíça, de onde os passageiros continuarão sua viagem para uma base americana na Alemanha", acrescenta o texto, sem indicar o aeroporto de destino.

O governo suíço informou ainda que, após "discussões confidenciais durante 14 meses meses na Suíça, Estados Unidos e Irã concordaram em 17 de janeiro de 2016 quanto à libertação de um total de 11 pessoas e quanto à suspensão das acusações que pesam sobre outras pessoas".

"Esses esforços permitiram que os senhores Afghahi, Faridi, Ghahreman, Golestaneh, Modanlo, Meshanic e Saboonchi sejam libertados nos Estados Unidos, e Abedini, Hekmati, Rezaian e Josravi-Roodsari deixem as prisões iranianas", completou a Chancelaria suíça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos