Portas vermelhas de demandantes de asilo no Reino Unido são alvo de abusos

Londres, 20 Jan 2016 (AFP) - O ministério do Interior britânico anunciou nesta quarta-feira que investigará moradias concedidas a demandantes de asilo depois de eles terem reclamado de serem alvo fácil de abusos por terem as portas vermelhas.

O anúncio acontece após uma investigação do jornal The Times em propriedades administradas pela Jomast, uma empresa subcontratada da G4S, que oferece alojamento aos demandantes de asilo da cidade de Middlesbrough (nordeste).

Os demandantes de asilo afirmam ter sido alvo de insultos e ataques, além de terem as portas de suas casas pintadas com símbolos da extrema direita.

"Estou profundamente preocupado por esse assunto e encarreguei funcionários do ministério uma investigação urgente", disse o secretário de Estado de Imigração, James Brokenshire.

"Se encontrarmos alguma prova de discriminação contra os solicitantes de asilo, nos ocuparemos imediatamente disso, porque esse comportamento não será tolerado", acrescentou.

O jornal The Times identificou 168 propriedades administradas pela Jomast e 155 delas tinham as portas vermelhas.

O jornal entrou em contato com os moradores de 66 propriedades e 62 delas eram ocupadas por demandantes de asilo. "Quando as pessoas olham (as portas vermelhas), sabem que são de 'solicitantes de asilo'", disse um homem que teve a casa alvo de vandalismo.

A G4S negou "categoricamente" que houve qualquer intenção por trás das portas vermelhas, e ordenou que a Jomast volte a pintá-las.

A vizinha Suzanne Fletcher disse que a questão já havia sido discutida quatro anos atrás. "Em setembro de 2012 perguntamos à G4S se iriam fazer algo com as portas vermelhas e responderam que não havia qualquer intenção de fazer algo", disse à rádio BBC.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos