Incêndio afeta área protegida da Patagônia argentina

Buenos Aires, 21 Jan 2016 (AFP) - Um incêndio consumiu quase uma centena de hectares do Parque Nacional Los Alerces, na província argentina de Chubut (sul), uma área protegida de bosques patagônicos localizada a 1.900 quilômetros a sudoeste de Buenos Aires - informaram as autoridades.

Brigadistas trabalham para controlar a propagação das chamas e levá-las até uma zona rochosa que facilite sua extinção, informou o ministério do Meio Ambiente.

O fogo, que começou pouco depois do meio dia desta quinta-feira, obrigou a evacuação de ao menos quatro famílias, embora se mantenha restrito a uma zona afastada dos centros urbanos.

Segundo o comunicado do ministério, o parque milenar repleto de alerces, "está fora de perigo já que o fogo está localizado numa zona afastada".

Mais de 70 brigadistas do Serviço Nacional de Controle do Fogo trabalham com 2 helicópteros e 2 aviões hidrantes para controlar o incêndio.

As altas temperaturas do verão no hemisfério sul e os fortes ventos complicam os trabalhos.

O fogo, cuja origem ainda não foi estabelecida, começou na zona conhecida como La Cascada, localizada no sudeste do parque, um local de difícil acesso onde não há estradas e o tráfego não é permitido.

O Parque Nacional Los Alerces possui uma área de 260.000 hectares de parques patagônicos e abriga parte da floresta valdiviana de grandes proporções em solo argentino, na pré-cordilheira andina perto da fronteira com o Chile.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos