Exército sírio retoma cidade estratégica no sul do país

Beirute, 26 Jan 2016 (AFP) - O exército sírio, com o apoio dos combatentes do movimento libanês Hezbollah, de oficiais iranianos e da aviação russas, conquistou o reduto rebelde de Sheikh Miskin, perto da fronteira com a Jordânia, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

As tropas leais ao presidente sírio Bashar al-Assad assumiram o "controle total de Sheikh Miskin na província meridional de Deraa", após uma ofensiva de um mês, segundo o OSDH.

Sheikh Miskin, na província de Deraa, fica em uma interseção de estradas entre Damasco, ao norte, e a cidade de Sweida, ao leste, ambos sob controle do governo.

Também fica a 12 km do reduto rebelde de Nawa, ao oeste, outro objetivo das tropas sírias.

A maior parte da província de Deraa está sob controle dos rebeldes, enquanto as forças de Assad controlam parte de Deraa, a capital de mesmo nome, e alguns vilarejos.

Sheikh Miskin era "uma base" a partir da qual os rebeldes "executaram múltiplos ataques contra o sul de Damasco", afirmou à AFP uma fonte das forças de segurança sírias.

Desde o início dos bombardeios da aviação russa, em 30 de setembro do ano passado, o exército sírio e seus aliados conseguiram avanços importantes antes os rebeldes nas províncias de Latakia (noroeste), Aleppo (norte) e Deraa.

O conflito sírio provocou, desde 2011, a morte de mais de 260.000 pessoas e deixou milhões de deslocados e refugiados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos