Topo

Greve de taxistas tumultua trânsito em cidades na França

26/01/2016 23h49

Paris, 27 Jan 2016 (AFP) - Taxistas, controladores aéreos, professores e outros funcionários em greve: a França foi afetada nesta terça-feira por uma série de movimentos sociais com diferentes reivindicações, que causaram transtornos ao sistema de transportes.

Manifestações de taxistas, mobilizados contra a concorrência de veículos de transporte com motorista, provocaram momentos de tensão na região parisiense.

Pelo menos 24 pessoas foram detidas, e um manifestante ficou ferido, atropelado por um micro-ônibus que furou o bloqueio ao tráfego no aeroporto de Orly (sul de Paris).

Na capital, cerca de 2.100 táxis, segundo a Polícia, organizaram-se em barreiras, filtrando a passagem de veículos, sobretudo, nos arredores dos aeroportos de Orly e Roissy-Charles de Gaulle (norte).

Nesta terça à noite, o Departamento de Polícia parisiense recomendava aos motoristas evitar vários setores da capital, em particular, a Porte Maillot (oeste de Paris), onde centenas de táxis ainda estavam concentrados. Alguns dos motoristas pretendiam ficar a noite toda no local.

Houve tumultos parecidos em outras cidades importantes da França.

ls-bow/chp/lpt/age/tt