Pesquisa mostra Trump e Cruz empatados em Iowa

Washington, 26 Jan 2016 (AFP) - O multimilionário do ramo imobiliário Donald Trump e o senador Ted Cruz estão em empate virtual em Iowa, a menos de uma semana de os republicanos emitirem seus primeiros votos para eleger seu candidato à Casa Branca, segundo nova pesquisa publicada nesta terça-feira.

A pesquisa da Universidade Quinnipiac atribui a Trump uma sutil vantagem sobre Cruz de 31% contra 29% de eleitores republicanos em potencial no 'caucus' de Iowa, que serão celebradas na segunda-feira.

Mais atrás, com 13%, aparece o senador Marco Rubio. Nenhum outro pré-candidato supera 7% dos votos, segundo a consulta.

"O 'caucus' republicano de Iowa está muito apertado" para apontar um vencedor, disse Peter Brown, diretor assistente do estudo.

"Se os eventos das próximas duas semanas não mexerem a bússola não imagino o que poderia mudar nos próximos seis dias", acrescentou.

Efetivamente, a consulta não mostra mudanças significativas nas posições durante o último mês, apesar de uma escalada dos enfrentamentos verbais entre Trump e Cruz.

A pesquisa indica que Cruz supera Trump por uma margem substancial entre os membros do Tea Party, cristãos evangélicos e eleitores que se identificam como "muito conservadores".

Trump lidera entre os eleitores que se consideram "um pouco conservadores" e por uma margem arrasadora entre os que se identificam como republicanos moderados ou liberais.

A pesquisa foi realizada com 651 eleitores republicanos em potencial no 'caucus' de Iowa e foi feita entre 18 e 24 de janeiro, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos