Americanos não consideram Donald Trump como alguém religioso

Washington, 27 Jan 2016 (AFP) - A maioria dos americanos acredita que o magnata e candidato republicano à Casa Branca Donald Trump não é religioso, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quarta-feira.

Dos entrevistados, 60% acreditam que o bilionário, que lidera as pesquisas para as primárias de seu partido, "não é muito" (22%) ou "nada" (37%) religioso, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center.

E 47% dos republicanos, tradicionalmente mais inclinados a optar por um candidato conservador e religioso, acreditam que Trump não é religioso.

No entanto, 56% dos seus pares o veem como um candidato "bom" ou "excelente" em um país "onde muitas vezes se diz que um candidato que não é religioso não pode ser eleito presidente", indica o instituto Pew.

Trump, mais conhecido por sua fama de mulherengo, seu estilo de vida extravagante e sua retórica inflamada, discursou na universidade Liberty, na Virgínia (sudeste), onde disse ser um protetor dos cristãos.

O pré-candidato aparece à frente do senador do Texas Ted Cruz, considerado como "bom" ou "notável" candidato por 53% dos republicanos, do adventista Ben Carson e do senador católico da Flórida Marco Rubio.

Os americanos estão mais divididos sobre Hillary Clinton, favorita entre os democratas: 43% acreditam que a candidata metodista "não é muito" ou "nada" religiosa e 48% que ela é "bastante" ou "muito" religiosa.

Cerca de 40% dos americanos consideram que o principal adversário dela, o judeu Bernie Sanders, é religioso, enquanto o próprio candidato se declara "não particularmente religioso".

Entre os americanos, 51% dizem ser pouco provável votar em um candidato que "não acredita em Deus", enquanto 41% são indiferentes e apenas 6% são mais propensos a votar em um não crente.

A pesquisa foi realizada por telefone com 2.009 adultos entre 7 e 14 de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos