Militares americanas ganharão salas de amamentação

Washington, 29 Jan 2016 (AFP) - As militares dos Estados Unidos irão beneficiar de salas de amamentação no local de trabalho, decidiu o Pentágono, em uma tentativa de impedir a fuga de jovens mães das Forças Armadas.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo secretário de Defesa Ashton Carter, entre outras decisões, ao lado da ampliação da licença paternidade de 10 para 14 dias.

"Para aqueles que querem ser pais ou se preparam para ser, quero que saibam que isso existe, e quero que façam pleno uso" destas medidas, disse Carter durante uma conferência de imprensa.

De acordo com o secretário de Defesa, as salas de amamentação partiram de uma recomendação especial de Sheryl Sandberg, a número dois na rede social Facebook, que esteve em setembro no Pentágono para discutir o papel da mulher no mercado de trabalho.

As mulheres representam 15,6% do contingente do exército norte-americano.

É possível "criar espaços relativamente econômicos que permitam que nossos locais de trabalho sejam mais acolhedores para as mulheres que voltam da licença maternidade", informou Carter.

As salas de amamentação serão obrigatórias em todas as instalações militares em que trabalhem mais de 50 mulheres, cerca de 3.600 centros, segundo o Pentágono.

O Pentágono também decidiu padronizar em 12 semanas a licença maternidade para todos os seus serviços.

A decisão foi recebida com alegria no exército e nas forças aéreas, onde a medida representa uma duplicação do que era oferecido até agora.

Em troca, ameaça gerar mal-estar nas Forças Armadas e no Corpo de Marines, que recentemente havia decidido aumentar o prazo para 18 semanas.

As mulheres grávidas atualmente ainda poderão desfrutar de 18 semanas, segundo Carter.

wat-lby/sha/llu/ll/mm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos