Veja as melhores frases da campanha presidencial dos EUA

Washington, 28 Jan 2016 (AFP) - Às vezes hilárias, outras vezes polêmicas, estas são frases proferidas pelos pré-candidatos à presidência americana que tiveram destaque durante sua campanha.

- Imigrantes estupradores -

"Quando o México nos envia sua gente, não nos envia as melhores pessoas. Não envia a vocês. Eles enviam gente que tem muitos problemas, e eles trazem estes problemas consigo. Estão trazendo drogas. Estão trazendo crime. São estupradores. Alguns, presumo, são gente decente" - magnata Donald Trump no lançamento de sua candidatura em Nova York, em 16 de junho de 2015.

- Proibição de muçulmanos -

"Donald J. Trump pede uma proibição total da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos até que os dirigentes de nosso país compreendam que diabos está acontecendo" - Donald Trump ao ler um comunicado de sua campanha em um evento na Carolina do Sul, em 7 de dezembro de 2015.

- As armas e Hitler -

"A possibilidade de que Hitler conseguisse seus objetivos teria diminuído as as pessoas estivessem armadas". - o neurocirurgião aposentado e aspirante presidencial republicano Ben Carson ao falar de sua negativa ao controle de armas na CNN, em 8 de outubro de 2015

- Vencer com insultos -

"Donald, você não vai vencer a presidência à base de insultos. Isso não vai acontecer - ex-governador da Flórida, Jeb Bush, ao criticar Trump durante um debate na TV em 15 de dezembro de 2015.

- Malditos e-mails -

"Deixem-me dizer algo que não será inteligente politicamente, mas a secretária tem razão. Os americanos já estão fartos e cansados de ouvir sobre esses malditos e-mails! Chega disso". - o senador de Vermont e pré-candidato democrata Bernie Sanders em um debate televisivo, ao referir-se à controvérsia sobre o uso que Hillary Clinton fez de seus correios eletrônicos quando foi secretária de Estado, em 13 de outubro de 2015.

- Lista de inimigos -

"Além da NRA (Associação Nacional do Rifle), as companhias de seguro médico, os iranianos... e provavelmente também os republicanos". - Hillary Clinton ao responder a uma pergunta sobre quais seriam seus inimigos, durante debate de 13 de outubro de 2015.

- "Bebês-âncora" -

"Se há fraude ou abuso, se mulheres grávidas estão vindo dar à luz simplesmente porque podem, deveria haver um maior controle. É a maneira de enfrentar isso. Mais controle migratório para não termos esses 'bebês-âncora', como são chamados neste país". - Jeb Bush ao pedir mais controle das pessoas que abusam da lei que oferece nacionalidade americana às crianças que nascem no país, em uma entrevista em 8 de julho de 2015.

- Desculpas -

"Pedir desculpas é algo bom, mas para fazer isso é preciso estar errado. Eu me desculparei em algum momento no futuro distante, se por acaso estiver errado". - Trump em um talk show em 11 de setembro de 2015

- Celebrações muçulmanas -

"Eu os vi quando as Torres Gêmeas do World Trade Center caíram. Eu os vi em Jersey City, Nova Jersey, onde milhares de pessoas gritaram vivas quando os prédios desabaram". - Trump ao garantir que os muçulmanos nos Estados Unidos aplaudiram os atentados de 11 de setembro de 2001, durante um comício no Alabama, em 12 de novembro de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos