Tubiana é encarregada da França para acompanhar compromissos climáticos

Paris, 29 Jan 2016 (AFP) - A embaixadora francesa para o clima Laurence Tubiana foi encarregada nesta sexta-feira pelo ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, de garantir o acompanhamento dos compromissos feitos na Conferência do Clima e Paris (COP21).

Este acompanhamento diz respeito às ações planejadas até 2020, data de entrada em vigor do Acordo de Paris, como parte de um plano de ação que reúne "as iniciativas dos Estados e atores não estatais", disse Fabius, que apresentou suas saudações ao corpo diplomático.

No documento escrito da Conferência de Paris, "pede-se a cada presidente sucessivo da COP que nomeie um 'campeão' (...) Eu escolhi uma personalidade que desempenhou um papel eficaz e essencial no sucesso da Conferência de Paris, que tem experiência, os contatos necessários e legitimidade. É a embaixadora Laurence Tubiana", afirmou Fabius.

Tubiana será "encarregada de garantir um acompanhamento dos compromissos assumidos, de encorajar novos, apoiar os atores econômicos a assumirem compromissos de longo prazo, por empresa e por setor, associar as ONGs a este trabalho e informar os players políticos", explicou.

Assim como o mandato de Fabius como presidente da COP21, o mandato de Tubiana terminará em novembro de 2016, data da COP22 em Marrakech.

Tubiana, economista de 64 anos, foi nomeada em meados de 2014 embaixadora da França para o clima. Para a COP21 viajou o mundo, encontrando governantes, chefes de estado, empresários, banqueiros.

No acordo adotado em 12 de dezembro na Conferência de Paris, a comunidade internacional comprometeu-se a manter o aquecimento global "bem abaixo de 2 graus" em comparação com a era pré-industrial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos