Raúl Castro chega a Paris antes de visita de Estado

Paris, 30 Jan 2016 (AFP) - O presidente cubano Raúl Castro chegou neste sábado no aeroporto de Paris-Orly, dois dias antes de uma visita oficial à França, durante a qual vai se reunir com o presidente François Hollande.

O avião do líder cubano pousou pouco depois das 12h15 (10h15 de Brasília) no aeroporto de Paris-Orly, segundo uma fonte aeroportuária.

Sua estadia na França começa com uma visita privada, antes de continuar na segunda e terça-feira com uma visita de Estado.

A visita, anunciada em 19 de janeiro, marcará "uma nova etapa no reforço das relações entre os dois países após a visita de Estado do presidente (francês a Cuba) em 10 de maio", destacou a presidência francesa em um comunicado.

François Hollande foi "o primeiro chefe de Estado ocidental a visitar Cuba em mais de 50 anos", acrescentou o Eliseu. Sua visita ocorreu após o anúncio do degelo nas relações entre Cuba e os Estados Unidos, no final de 2014.

Em Havana, o presidente francês defendeu o levantamento do embargo econômico americano contra Cuba, vigente desde 1962.

Durante a visita de Raúl Castro, Cuba pretende "expandir e diversificar mais as suas relações com a França em todos os campos possíveis: político, econômico, comercial, financeiro, investimento, cultural e de cooperação", explicou o vice-chanceler cubano, Rogelio Sierra.

Fidel Castro, que cedeu as rédeas do poder a seu irmão Raúl em 2006, tinha feito uma visita a França em março de 1995, durante as últimas semanas do mandato de François Mitterrand.

mr-nou/at/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos