Eleições americanas: primárias começam em Iowa

Des Moines, Estados Unidos, 2 Fev 2016 (AFP) - Os dois maiores partidos americanos iniciaram suas respectivas primárias, nesta segunda-feira, em Iowa, primeira etapa de um longo processo que termina em junho e determinará seus candidatos à disputa pela Casa Branca.

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton lidera as pesquisas no Partido Democrata, mas é seguida de muito perto pelo senador "socialista" Bernie Sanders.

O milionário Donald Trump aparece em primeiro lugar nas intenções de voto entre os republicanos. Seu oponente mais próximo é o senador ultraconservador Ted Cruz, figura da direita religiosa.

Este pequeno estado rural no centro dos Estados Unidos dá o pontapé inicial no complexo processo das primárias americanas. Apenas republicanos votam no "caucus" republicano, o mesmo valendo para os democratas.

Entre os republicanos, o voto é secreto, enquanto os democratas formarão grupos por candidatos para conceder a eles delegados.

Ao todo, 12 republicanos e três democratas estão na disputa pela sucessão do presidente Barack Obama.

Na semana seguinte, as primárias seguirão em New Hampshire e assim, sucessivamente, nos demais estados até junho. A eleição presidencial acontece em 8 de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos