Iraquiano é preso na Grécia por posse de passaporte roubado pelo EI

Atenas, 1 Fev 2016 (AFP) - Um curdo iraquiano foi preso no aeroporto de Atenas em posse de um passaporte roubado pelo grupo Estado Islâmico (EI) durante um ataque no norte do Iraque, informou nesta segunda-feira a polícia grega.

A polícia não especificou a data do roubo, na província iraquiana de Nínive, após o qual as autoridades haviam cancelado o documento.

O homem, de 37 anos, que vive em Atenas, foi preso no domingo no aeroporto internacional da capital grega vindo de Istambul, de acordo com o comunicado da polícia.

Documentos falsos ou ilegais são regularmente apreendidos pelas autoridades gregas com migrantes que chegam na Grécia com destino ao norte da Europa.

O nível de alerta de segurança na Europa é alto desde os atentados de Paris, em novembro do ano passado, e a descoberta de que alguns dos autores entraram na Europa em meio aos refugiados.

De acordo com um relatório da União Europeia estabelecido em novembro e divulgado na semana passada, a Grécia é acusada de não registrar de forma adequada os migrantes que chegam em suas ilhas.

As autoridades gregas se defenderam dizendo que os controles foram melhorados de forma drástica após a chegada de pessoal adicional e equipamentos nos últimos dois meses.

jph-hec/od/fjb/mr/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos