Kerry vai a Roma para balanço da luta contra Estado Islâmico

Roma, 1 Fev 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, preside nesta terça-feira, em Roma, uma reunião de chanceleres de 23 países para avaliar os alcances obtidos na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI).

A reunião do chamado "Small group" (pequeno grupo), formado pelos países comprometidos na linha de frente contra o extremismo do EI, será copresidia pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni.

Entre outros, estarão no encontro os chanceleres de Alemanha, Arábia Saudita, Egito, Espanha, França, Iraque, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Suécia e Turquia.

O grande ausente será a Rússia, chave para qualquer coalizão internacional.

Os países vão discutir sobre como intensificar a batalha contra o EI, cuja violência não apresenta qualquer indício de trégua.

No domingo, por exemplo, o grupo extremista reivindicou a tripla explosão perto de uma mesquita xiita ao sul de Damasco. Pelo menos 70 pessoas morreram, e dezenas ficaram feridas.

"Em Roma e em Londres esta semana para reuniões importantes sobre o progresso contra Daesh (acrônimo do EI em árabe) e a resposta humanitária para a crise na Síria", tuitou Kerry, ao chegar à capital italiana.

Depois de Roma, o secretário americano segue para Londres, onde presidirá a quarta conferência de doadores para a Síria.

Antes de embarcar rumo à Europa no domingo, Kerry pediu ao governo e à oposição sírios que aproveitem as conversas de paz de Genebra.

A mensagem se dirigia, sobretudo, à oposição síria, que ameaçou abandonar Genebra antes mesmo do início das discussões.

A conferência quer pressionar os Estados para que dupliquem suas contribuições financeiras para solucionar a crise humanitária na Síria.

kv/lmm./tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos