Oito cachalotes morrem encalhados em praia alemã

Berlim, 1 Fev 2016 (AFP) - Oito cachalotes morreram encalhados numa praia alemã do Mar do Norte, informaram nesta segunda-feira as autoridades locais, o que eleva a mais de 20 o número de cetáceos mortos nesta zona só este ano.

"Um dos animais estava agonizando e os outros já estavam mortos" quando uma equipe chegou ao local, informou o organismo regional de proteção de costas (LKN) em comunicado.

Os cachalotes foram localizados no domingo à noite perto da cidade de Friedrichskoog mas a maré e a falta de luz impediram a aproximação do pessoal da LKN.

Os animais, que medem entre 9 e 12 metros, foram encontrados próximos uns aos outros no parque natural do mar de Wadden, no estado de Schleswig-Holstein.

Os cachalotes machos costumam passar o inverno no Atlântico Norte mas às vezes erram o caminho e chegam ao Mar do Norte, muito pouco profundo, o que não lhes permite alimentar-se adequadamente.

Este ano houve 24 baleias mortas encontradas na Alemanha, Holanda e Inglaterra. De acordo com o diretor da instituição de caridade britânica Fundação Seawatch, algumas das baleias se perderam quando procuravam lulas para comer.

O cachalote é o maior dos cetáceos que têm dentes. Pode crescer até 20 metros de comprimento, pesando mais de 50 toneladas e tem um cérebro maior do que qualquer outro animal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos