Presidente francês pede a Obama para acabar com embargo a Cuba

Paris, 1 Fev 2016 (AFP) - O presidente francês, François Hollande, pediu nesta segunda-feira ao contraparte americano, Barack Obama, para ir "até o fim" e "apagar" o embargo comercial dos Estados Unidos que atinge Cuba.

"O presidente Obama deve, como ele mesmo disse, ir até o fim e apagar este vestígio da Guerra Fria", declarou o chefe do Estado francês ao receber, em Paris, o presidente cubano Raúl Castro.

"A França sempre esteve convencida de que, apesar das tensões internacionais que possam existir (...) há uma necessidade: o levantamento do embargo e, assim, o fim do bloqueio", disse Hollande.

"Este embargo, este bloqueio devem ser apagados", insistiu.

Cuba "aprecia a posição da França a favor do fim do bloqueio econômico dos Estados Unidos", respondeu Raul Castro.

Em meados de janeiro, o próprio Barack Obama apelou mais uma vez ao Congresso americano em favor da suspensão do embargo econômico contra Cuba, um ano após o início de uma normalização diplomática histórica entre os dois ex-inimigos da Guerra Fria.

O embargo proíbe os americanos de investir e fazer turismo na ilha, e Washington ameaça as empresas com filiais nos Estados Unidos com multas pesadas caso de aventurem a fazer negócios em Cuba.

ha-swi/glr/bpi/ib/mr/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos