EUA ameaçam Coreia do Norte após anúncio de lançamento de satélite

Washington, 2 Fev 2016 (AFP) - Os Estados Unidos ameaçaram nesta terça-feira a Coreia do Norte com duras sanções no Conselho de Segurança da ONU, caso Pyongyang cumpra com seu anúncio de lançar um satélite.

Um lançamento desse tipo teria "consequências reais" e seria "um argumento forte em favor de uma ação do Conselho de Segurança das Nações Unidas", declarou a jornalistas o secretário de Estado para a Ásia, Danny Russel, observando que isto poderia se traduzir em "duras sanções adicionais".

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira de maneira formal que irá realizar entre 8 e 25 de fevereiro o lançamento de um foguete espacial para colocar um satélite em órbita, informou a Organização Marítima Internacional (OMI).

O país asiático insiste que se trata de um programa espacial de caráter exclusivamente científico, mas a comunidade internacional considera que os lançamentos são testes de mísseis balísticos camuflados.

Este anúncio ocorre no momento em que as Nações Unidas preparam uma resolução para agravar as sanções contra a Coreia do Norte após o anúncio de que havia efetuado em 6 de janeiro passado seu quarto teste de uma bomba nuclear.

Se a Coreia do Norte levar adiante suas ameaças, denunciou o oficial sênior dos Estados Unidos, seria uma "nova violação das (suas) obrigações de acordo com a resolução do Conselho de Segurança", que já prevê uma série de sanções aos programas nuclear e de mísseis balísticos de Pyongyang.

"A Coreia do Norte desafia o Conselho de Segurança da ONU, desafia seu vizinho chinês, desafia a comunidade internacional, em detrimento da paz e da segurança internacionais, em detrimento da paz e segurança regionais", criticou Russell.

O secretário de Estado americano, John Kerry, viajou a Pequim na semana passada para tentar convencer a China a exercer mais pressão sobre seu aliado norte-coreano e aceite impor mais sanções na ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos