Protesto contra a privatização de empresa aérea deixa dois mortos no Paquistão

Karachi, 2 Fev 2016 (AFP) - Dois funcionários da companhia aérea pública paquistanesa PIA foram mortos a tiros nesta terça-feira e vários manifestantes ficaram feridos em confrontos no aeroporto de Karachi entre a polícia e pessoas contrárias à privatização da empresa.

A polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os funcionários da Pakistan International Airlines (PIA) que haviam bloqueado a entrada principal do aeroporto internacional Jinnah.

Tiros foram ouvidos durante os confrontos e vários manifestantes ficaram feridos.

De acordo com o porta-voz do hospital Agha Khan de Karachi, um manifestante morreu ao ser atingido por tiros.

Seemi Jamali, diretor do departamento de emergência do principal hospital da cidade, o Jinnah Post Graduate Medical Centre, afirmou que recebeu quatro feridos, dois deles atingidos por tiros.

"Quatro pessoas feridas foram levadas ao hospital, uma delas não resistiu e faleceu, e as outras três estão estáveis", indicou Jamali. Entre os outros seis feridos, estão jornalistas que cobriam o evento.

As forças de segurança negaram o uso de armas de fogo contra os manifestantes.

O Paquistão pretende privatizar até julho a PIA, após vários anos de prejuízos e má gestão. A companhia pública tem uma imagem muito ruim por cancelamentos e atrasos.

Além disso, a empresa se viu envolvida em várias polêmicas nos últimos anos, como por exemplo a detenção de um piloto embriagado no Reino Unido em 2013.

A empresa também teve problemas para obter certificados de segurança da União Europeia (UE) para seus voos de carga. Além disso, a companhia ficou famosa por distribuir milhares de passagens, o que contribuiu para os prejuízos econômicos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos