Damasco corta rota de fornecimento a rebeldes em Aleppo; Paris condena

Aleppo, Síria, 3 Fev 2016 (AFP) - Tropas do Exército sírio cortaram nesta quarta-feira as linhas de abastecimento dos insurgentes entre a cidade de Aleppo, no norte da Síria, e a fronteira turca - informou à AFP uma fonte militar.

Em uma reação rápida, a França "condenou a ofensiva brutal praticada pelo regime sírio, com o apoio da Rússia, para sitiar e asfixiar Aleppo e suas centenas de milhares de moradores", declarou o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, na noite desta quarta-feira.

Fabius deu esta declaração quando o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, acabava de anunciar a suspensão das negociações de paz intersírias em Genebra, que estão em um impasse.

O avanço desta quarta-feira é o mais significativo das tropas pró-Assad na província de mesmo nome desde 2012.

A cidade de Aleppo, que antes da guerra era a capital econômica da Síria, está dividida em dois. Os bairros do oeste são controlados pelo governo, e os do leste, pelos rebeldes.

Hoje, as tropas do governo de Al-Assad romperam o cerco às cidades de Nebbol e Zahra, quando avançavam para a cidade de Aleppo, afirmou a fonte militar presente no terreno.

Eles cortaram, em seguida, a rota de fornecimento dos rebeldes entre Aleppo e Turquia, a principal rota por onde recebiam ajuda e reforço, segundo a mesma fonte.

Em seu avanço para Aleppo, o Exército recebeu um apoio importante da Força Aérea russa, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

"Bombardeios intensos da aviação russa" contra os insurgentes possibilitaram o fim do cerco a Nebbol e Zahra, informou esta ONG.

A província de Aleppo está, em grande parte, nas mãos da Frente Al Nosra, braço sírio da Al Qaeda, e de seus aliados islamitas, ou do grupo islamita Estado Islâmico (EI).

Desde o início, em 30 de setembro, da intervenção militar da Rússia, aliado do governo de Bashar al-Assad, o Exército sírio avançou ante os insurgentes nas províncias de Latakia (noroeste), Aleppo (norte) e Deraa (sul).

str-rim/ram/tp/meb/dmc/mvv/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos