Um drone americano cai no sudeste da Turquia

Washington, 3 Fev 2016 (AFP) - Um drone militar americano Predator, usado em operações contra o grupo Estado Islâmicos, caiu na madrugada de terça para quarta-feira em uma região desabitada do sul da Turquia, informou uma porta-voz militar.

"Uma primeira avaliação indica que a aeronave teve falha mecânica, mas será realizada uma investigação mais profunda para determinar a causa exata" do acidente, informou a porta-voz da Força Aérea americana na Europa, capitã Lauren Ott.

O drone, que tinha decolado da base Incirlik, na Turquia, antes de cair por volta das 23H40 GMT de terça-feira (21H40 de Brasília), estava armada, mas as autoridades militares e turcas "puderam recuperar a artilharia no local do acidente", informou a porta-voz.

As forças militares americanas usaram a base na Turquia para lançar ataques aéreos, com drones e aviões, contra o grupo Estado Islâmico no norte da Síria e no Iraque.

Em outubro passado, a Força Aérea dos Estados Unidos perdeu o controle de dois drones Predator armados em dois acidentes separados na Turquia e no Iraque.

Os dois Predators carregavam mísseis ar-terra quando caíram.

Os drones modelo MQ-1 Predator medem 8 metros de comprimento e são usados principalmente para missões de reconhecimento, mas podem efetuar ataques com mísseis Hellfire guiados por laser dentro de um raio de 1.250 quilômetros.

wat-lby/sha/fr/fj/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos