El Salvador aprova registro de primeira vacina contra dengue

San Salvador, 5 Fev 2016 (AFP) - El Salvador aprovou o registro da primeira vacina contra a dengue, produzida por um laboratório francês, tornando-se o quarto país no mundo que apoia sua venda no mercado, anunciou o governo salvadorenho nesta sexta-feira.

"Depois de uma série de análises, que levaram quatro meses e incluiu a troca de informações a nível nacional e internacional, com especialistas em doenças infecciosas, foi autorizado o registro no país da primeira vacina contra a dengue", disse o diretor nacional de Medicamentos José Coto, em conferência de imprensa.

Com a autorização, fica permitida a comercialização no mercado local, mas a vacina estará disponível no país apenas no último trimestre de 2016 - já que ainda encontra-se em fase de produção pela farmacêutica francesa Sanofi Pasteur.

O governo informou que o medicamento foi aprovado no Brasil, México e Filipinas.

Coto disse que a vacina só pode ser administrada a pessoas com idade entre 9 e 45 anos de idade radicadas em áreas endêmicas.

A vacina, cujo custo não foi divulgado, deve ser administrada por via subcutânea em três doses com intervalos de seis meses.

Números do ministério da Saúde indicam que em 2015 foram registrados no país cerca de 50.000 casos de dengue.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos