Investigação provoca dança das cadeiras no Nobel de Medicina

De Estocolmo

  • Jonas Ekstromer/TT via AP

    10.dez.2015 - Salão Azul da prefeitura de Estocolmo, na Suécia, fica lotado durante banquete da cerimônia do Prêmio Nobel 2015

    10.dez.2015 - Salão Azul da prefeitura de Estocolmo, na Suécia, fica lotado durante banquete da cerimônia do Prêmio Nobel 2015

O professor de Genética sueco Urban Lendahl renunciou a seu cargo de secretário-geral da instância encarregada de conceder o Prêmio Nobel de Medicina, devido a uma investigação sobre o polêmico cirurgião Paolo Macchiarini.

A decisão foi acatada em uma ata da chamada Assembleia Nobel, que data deste sábado. A instância reúne os professores do Instituto sueco Karolinska, que concedem o prestigioso prêmio em Medicina.

Lendahl também deixou o conselho da Fundação Nobel.

"O professor Lindahl, diante da possibilidade de que possa se ver envolvido nessa investigação, renunciou a seu posto de secretário-geral em respeito à integridade do Prêmio Nobel", declarou o presidente da Assembleia Nobel, Rune Toftgård, em um comunicado.

Macchiarini era um professor associado do Instituto Karolinska. A instituição ficou conhecida em 2011 por realizar o primeiro transplante do mundo de uma traqueia artificial recoberta de células-mãe.

Vários colegas acusam-no de ter supervalorizado a eficácia de seus procedimentos. Dois dos três pacientes operados por ele em Estocolmo faleceram, e um terceiro ficou hospitalizado por mais de três anos.

Uma investigação externa lançada pelo Karolinska examina a contratação e o trabalho realizado por este cirurgião dentro do instituto. Na semana passada, o instituto com sede em Estocolmo anunciou que não vai prolongar seu contrato com Macchiarini e que seu laboratório será fechado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos