Talibã infiltrado na polícia afegã mata cinco de seus colegas

Kandahar, Afeganistão, 11 Fev 2016 (AFP) - Um talibã infiltrado na polícia afegã matou cinco de seus colegas depois de drogá-los, em uma província do sul do país, informaram nesta quinta-feira responsáveis das forças de segurança.

O incidente foi registrado na quarta-feira em um posto de controle protegido por 13 policiais, na província de Kandahar, palco de violentos confrontos nos últimos anos entre as forças do regime de Cabul, com o apoio ocidental, e os talibãs.

O talibã foi abatido posteriormente por disparos de outros policiais que chegaram de um posto de controle próximo e que haviam ouvido os tiros.

As forças de segurança e o exército afegão sofrem regularmente este tipo de ataques internos protagonizados por talibãs infiltrados.

No mês passado, um destes rebeldes conseguiu matar dez policiais na província meridional de Uruzgan.

O incidente de quarta-feira ocorreu no "distrito de Zherai, província de Kandahar", declarou à AFP Rahmatulá Atrafi, chefe adjunto da polícia desta província.

"Cinco policiais morreram e outros sete ficaram feridos, todos estavam dormindo depois de terem sido drogados", indicou.

Segundo um porta-voz dos talibãs, Qari Yusuf Ahmadi, o talibã estava há dois anos no corpo da polícia desta província, e seu objetivo era vingar a morte de civis durante um ataque das forças de segurança no distrito vizinho de Khakrez.

str-mam/ia/fa/bds/cls/jz/age/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos