Turquia invade espaço aéreo grego antes de operação da Otan

Atenas, 16 Fev 2016 (AFP) - Aviões de combate turcos invadiram diversas vezes o espaço aéreo grego nesta segunda-feira, anunciou a agência pública grega ANA, às vésperas de uma operação da Otan contra traficantes de seres humanos no mar Egeu.

De acordo com esta fonte, dois dos aparelhos estavam armados, e foram caçados duas vezes por aviões gregos.

Os incidentes acontecem no momento em que uma força naval da Otan está prestes a lançar suas patrulhas para impedir traficantes de organizar a travessia de milhares de migrantes que fogem de conflitos, principalmente na Síria e no Iraque.

A Grécia teme que o governo turco aproveite a crise dos migrantes para reforçar sua presença no mar Egeu, onde dois países disputam a soberania de algumas ilhas.

Em 1996, um incidente na pequena ilha de Kardak (Imia em grego), perto da costa ocidental turca, quase provocou um conflito armado.

A Grécia se diz disposta a colaborar com a Turquia na luta contra traficantes de seres humanos, mas pede para que Ancara aplique o acordo bilateral de retorno dos migrantes que chegam em solo grego.

Milhares de migrantes continuam atravessando diariamente o mar Egeu da Turquia rumo à Grécia, sendo que muitos já perderam a vida.

A Europa vive a pior crise migratória desde a segunda guerra mundial, com a chegada de mais de um milhão de migrantes em 2015, 850.000 deles pelo mar Egeu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos