Forças curdas controlam reduto do grupo EI no nordeste da Síria

Beirute, 19 Fev 2016 (AFP) - Uma aliança militar liderada pelos curdos e apoiada pelos bombardeios da coalizão internacional assumiu o controle nesta sexta-feira de um reduto do grupo Estado Islâmico no noroeste da Síria, indicou uma ONG.

As Forças Democráticas Sírias (SDF) controlam a totalidade da cidade de Al-Shadadi, na província de Hassaké, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

As SDF são uma aliança dominada pela principal milícia curda, as Unidades de Proteção do Povo (YPG), mas também incluem combatentes árabes.

Segundo o OSDH, os jihadistas se retiraram de toda a parte sul da cidade e que as milícias curdas estavam "varrendo" os arredores.

O diretor da ONG com sede no Reino Unido, Rami Abdel Rahman, declarou que a tomada desta cidade se deveu em grande parte aos bombardeios de apoio lançados pelos Estados Unidos.

As SDF lançaram na terça-feira a ofensiva para tomar a província de Hassaké, com o objetivo de chegar a Al-Shadadi.

Em seu avanço, as forças curdas conseguiram cortar duas importantes rotas de abastecimento para o EI, a que ligava Shadadi a Mossul, no vizinho Iraque, e outra que conduz a Raqa, principal reduto do grupo jihadista na Síria.

Mais cedo, as FDS assumiram o controle do campo de petróleo de Kbibé, a nordeste de Shadadi, depois de confrontos violentos e ataques da coalizão que forçaram os jihadistas a recuar, disse o OSDH.

Em razão da violência, numerosas famílias de combatentes do EI fugiram de Shadadi e seguiam para a província de Deir Ezzor, mais ao sul, de acordo com o OSDH.

Esta aliança tem tido importantes sucessos militares contra os jihadistas e luta atualmente na província de Aleppo, no norte, contra outros grupos rebeldes que se opõem ao governo de Bashar al-Assad.

Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, mais de 260.000 pessoas morreram e milhões fugiram do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos