Suprema Corte dos EUA presta solene homenagem a Antonin Scalia

Washington, 19 Fev 2016 (AFP) - Os restos mortais do juiz Antonin Scalia foram levados nesta sexta-feira para a sede da Suprema Corte dos Estados Unidos para uma solene homenagem, da qual participaram o presidente Barack Obama, centenas de congressistas e personalidades, assim como milhares de cidadãos.

O féretro com o corpo do juiz conservador, um dos nove membros da mais alta instância do Judiciário americano, foi instalado esta manhã na sala principal do prédio, que fica em frente ao Capitólio, em Washington.

Scalia faleceu no último sábado, 13 de fevereiro, no Texas, aos 79 anos. Sua morte deixa o futuro da Suprema Corte em aberto, neste explosivo contexto eleitoral americano. A Casa é responsável por dirimir várias questões sociais, entre elas imigração, sindicalismo e aborto.

Os oito companheiros do juiz fizeram um momento de silêncio de pé, respeitando a ordem em que se sentam no tribunal.

Designado pelo presidente Ronald Reagan em 1986, Scalia garantia um voto conservador na Suprema Corte. Opunha-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, ao aborto e à reforma nacional do Sistema de Saúde para ampliar a cobertura médica para a população.

Um de seus nove filhos, um padre, liderou uma breve cerimônia religiosa, antes do ato público.

Diante do caixão, envolto na bandeira dos Estados Unidos, o presidente Obama orou. Ele foi criticado depois de anunciar que não irá ao enterro do juiz, no próximo sábado, em Washington. Já o vice-presidente Joe Biden estará presente.

O falecimento de Scalia deflagrou enorme polêmica na cena política.

Os principais pré-candidatos republicanos à Casa Branca pediram que a nomeação de seu sucessor seja feita pelo próximo presidente, que assume em janeiro de 2017. O democrata Obama garantiu, porém, que vai propor um candidato para ocupar a vaga. O nome deve ser ratificado pelo Senado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos