China e EUA avançam em resolução sobre Coreia do Norte na ONU

Washington, 24 Fev 2016 (AFP) - Estados Unidos e China fizeram avanços, no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, quanto a um projeto de resolução contra a Coreia do Norte e contra seu programa nuclear - celebraram ambos os governos.

"Importantes progressos foram realizados nas nossas consultas, e prevemos a possibilidade de chegarmos a um acordo sobre um projeto de resolução e de votá-lo em um futuro próximo", declarou o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, em entrevista coletiva acompanhado do secretário de Estado americano, John Kerry.

Segundo Kerry, houve "avanços significativos", os quais poderão intensificar o arsenal de sanções contra Pyongyang, em represália por seu teste nuclear de 6 de janeiro.

Depois de uma reunião no Departamento de Estado, em Washington, Wang e Kerry explicaram que os termos precisos do texto ainda estão sendo avaliados, mas que esperam concordar em um projeto de resolução nos próximos dias.

"Não aceitamos os programas nucleares e de mísseis (balísticos) da Coreia do Norte e não reconhecemos a Coreia do Norte como um estado nuclear militar", afirmou Wang.

"Se uma resolução for aprovada (pelo Conselho de Segurança da ONU), ela irá mais longe do que tudo que foi votado no passado", completou Kerry.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos