Rússia segue bombardeando terroristas na Síria, diz Kremlin

Moscou, 26 Fev 2016 (AFP) - A Rússia segue bombardeando as organizações terroristas na Síria, declarou o Kremlin, que não confirmou, no entanto, ter realizado ataques aéreos nesta sexta-feira, quando faltam algumas horas para a entrada em vigor de um cessar-fogo.

"É claro, a aviação russa continua sua operação na Síria. Apoia as forças armadas (de Damasco) e mira nas organizações terroristas, o Estado Islâmico, a Frente Al-Nosra e os grupos incluídos na lista negra do Conselho de Segurança da ONU", declarou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.

"Mesmo depois da entrada em vigor do cessar-fogo, nossa ofensiva contra as organizações terroristas não vai parar", afirmou, ressaltando que "é um dos pontos de acordo entre os presidentes russo e americano".

No entanto, não confirmou se Moscou realizou ataques nesta sexta-feira. O cessar-fogo deve entrar em vigor às 22h00 GMT (19h00 de Brasília), segundo estipula o acordo russo-americano de segunda-feira.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou nesta sexta-feira sobre "bombardeios russos mais intensos que de costume contra redutos rebeldes, sobretudo na Ghuta Oriental, a leste de Damasco, no norte da província de Homs (centro) e no oeste da província de Aleppo (norte)".

"Sabemos que o Observatório já deu em várias ocasiões informações que, infelizmente, não estavam confirmadas e não se apoiavam em nenhum dado confiável", comentou Peskov.

Os países ocidentais acusam a Rússia de atacar os grupos rebeldes moderados contrários ao presidente sírio Bashar al-Assad em vez de se concentrar exclusivamente nas organizações jihadistas como o EI ou a Frente Al-Nosra, braço sírio da Al-Qaeda.

O exército russo anunciou na quarta-feira que estava negociando um cessar-fogo com grupos rebeldes de várias regiões da Síria. Mas a aplicação da trégua será complicada devido às alianças entre os rebeldes islamitas e não islamitas em algumas zonas.

as-all/kat/pt/erl/me/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos