EUA quer ampliar apoio aos iraquianos para recuperar Mossul

Washington, 29 Fev 2016 (AFP) - Os Estados Unidos querem aumentar seu apoio militar às forças iraquianas para recuperar a cidade de Mossul, no norte do país, em poder do grupo Estado Islâmico (EI), revelou nesta segunda-feira o secretário de Defesa, Ashton Carter.

"Temos previsto fazer mais, tanto em volume como no tipo de atividades" militares, explicou o secretário de Defesa durante entrevista coletiva no Pentágono com o chefe do Estado-Maior conjunto, general Joe Dunford.

Os militares americanos trabalham neste momento com seus colegas iraquianos para ver como podem contribuir para "acelerar" a campanha visando recuperar Mossul, a segunda maior cidade do país, que o EI controla desde meados de 2014, assinalou O general Dunford.

Graças às lições obtidas com a retomada de Ramadi, em dezembro, os militares americanos querem intensificar seu apoio logístico às forças iraquianas, que em Mossul combaterão a cerca de 400 km de Bagdá.

Os militares americanos também voltaram a propor a Bagdá recursos "já oferecidos" durante a batalha para a retomada de Ramadi que não foram utilizados pelos iraquianos, disse Carter.

Os americanos ofereceram ao iraquianos seus helicópteros de ataque Apache, e a presença de seus militares mais próximo à linha de frente, mas o governo em Bagdá não aceitou devido ao temor das milícias xiitas com uma maior presença das forças dos EUA.

Washington tem atualmente cerca de 3.900 militares no Iraque, basicamente dedicados a trabalhos de assessoramento e treinamento.

"As operações contra Mossul já começaram. Em outras palavras, já estamos neste momento isolando a cidade, do mesmo modo que em Raqa", a chamada capital do califato jihadista do EI na Síria, afirmou Dunford. A ofensiva sobre Mossul "não está em um futuro muito distante".

wat-lby/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos