UE concede ajuda de 252 milhões de euros a palestinos

Bruxelas, 1 Mar 2016 (AFP) - A Comissão Europeia concedeu nesta terça-feira uma ajuda de 252,5 milhões de euros para apoiar programas de educação e saúde da Autoridade Palestina e favorecer o acesso a serviços básicos de refugiados palestinos em países da região.

"A União Europeia (UE) renova seu compromisso com os palestinos. Com esta ajuda, a UE apoia o dia a dia dos palestinos em áreas como educação e saúde, protegendo as famílias mais pobres e garantindo aos refugiados o acesso aos serviços básicos", declarou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

Dois terços da ajuda, cerca de 170,5 milhões de euros, serão entregues diretamente à Autoridade Palestina por intermédio do programa PEGASE, principal instrumento de ajuda da UE aos palestinos.

O PEGASE tem por objetivo apoiar os serviços públicos visando à criação de um Estado palestino, já que a UE defende uma solução de dois Estados para o conflito com Israel.

Os 82,5 milhões de euros restantes serão destinados à agência da ONU para os refugiados palestinos no Oriente Médio (UNRWA), na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e Líbano.

Durante este ano está previsto um segundo pacote de ajuda da UE aos palestinos.

str-siu/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos