Terremoto de 7,8 graus atinge Indonésia

Jacarta, 2 Mar 2016 (AFP) - Um terremoto de 7,8 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira a ilha indonésia de Sumatra, no oeste da Indonésia, sem causar vítimas ou danos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) havia assinalado uma "baixa probabilidade de vítimas e danos".

A agência local de monitoramento de terremotos BMKG lançou um alerta de tsunami para várias partes de Sumatra, incluindo o oeste e o norte da ilha, além da província de Aceh. Este alerta foi retirado poucas horas depois.

O tremor foi registrado no mar a uma profundidade de 10 quilômetros no sudoeste de Sumatra por volta das 18h50 locais (09h50 de Brasília), a centenas de quilômetros da cidade de Padang, informou o USGS.

O terremoto foi sentido fortemente em Padang, em Sumatra Ocidental, por alguns segundos, informou um jornalista da AFP na cidade. As pessoas saíram de suas casas para locais mais altos.

Havia uma sensação de pânico nas ruas, disse o jornalista.

Na Austrália, a mais de 2.000 quilômetros de distância do epicentro, as autoridades indicaram que não havia risco de tsunami na costa australiana, mas consideraram que poderia haver ameaça às Ilhas Cocos e Ilha Christmas.

A Indonésia se localiza no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectônicas provoca uma forte atividade sísmica, e é atingida frequentemente por terremotos.

dsa-sr/sm/ma/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos