Irmã do rei da Espanha comparece a julgamento por fraude fiscal

Palma, Espanha, 3 Mar 2016 (AFP) - A irmã do rei Felipe VI, a infanta Cristina, começou a depor nesta quinta-feira ante o tribunal que a julga por cumplicidade em fraude fiscal em um amplo processo de malversação de fundos públicos.

"Eu vou responder apenas ao meu advogado", advertiu a segunda filha de Juan Carlos I, com semblante sério, depois que a presidente do tribunal, formado por três juízes, informou dos seus direitos.

A irmã do rei, de 50 anos, é suspeita de ter ocultado da Fazenda os lucros procedentes da malversação de seis milhões de euros públicos supostamente cometida por seu marido, Iñaki Urdangarin, peça central do julgamento iniciado em 11 de janeiro contra 18 acusados. Cristina é a última dos réus a depor ante o tribunal.

A infanta, que desde 2013 mora em Genebra com o marido e os quatro filhos, é o primeiro membro da família real espanhola a sentar no banco dos réus.

À frente, entre 2003 e 2006, do Instituto Nóos, uma entidade sem fins lucrativos, Urdangarin, de 48 anos, é acusado junto a seu ex-sócio Diego Torres de desviar 6 milhões de euros procedentes de contratos superfaturados, obtidos, graças a seu status, de dois governos regionais.

Depois, estes benefícios teriam sido desviados a 'empresas de fachada' encabeçadas pela Aizoon, de propriedade da princesa Cristina e seu marido.

Urdangarin e Torres são suspeitos de prevaricação, desvio, fraude, crime fiscal, tráfico de influência, falsificação e lavagem de dinheiro.

A princesa sempre afirmou desconhecer estes negócios e que confiou cegamente no marido, de quem recusou divorciar-se apesar das pressões de uma Casa Real determinada a limitar os danos de uma já abalada imagem da Coroa.

A irmã do rei enfrenta um pedido de pena de 8 anos, mas apenas por parte de uma acusação popular - a associação ultradireitista Mãos Limpas - já que nem a promotoria, nem a Fazenda Pública atuaram contra ela.

Esta é a base de sua esperança para escapar do julgamento.

Durante a instrução, Urdangarin se esforçou por desvincular a princesa, o pai dela e a Casa Real de todos os seus negócios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos