Mais de 1 tonelada de cocaína é apreendida no Caribe da Colômbia

Bogotá, 4 Mar 2016 (AFP) - Mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida em duas operações no porto de de Cartagena (norte), antes de ser enviada para a América Central - informaram autoridades colombianas nesta sexta-feira, acrescentando que a carga seria do clã Úsuga, principal grupo criminoso do país.

"De acordo com os trabalhos de Inteligência, muito certamente (a cocaína) é do Clã Úsuga, que em geral busca exportar droga por este porto", disse à imprensa o comandante da Polícia Metropolitana de Cartagena, o tenente-brigadeiro Carlos Rodríguez.

A mercadoria está avaliada em cerca de 15,8 milhões de dólares, segundo a Polícia.

Seis pessoas foram detidas nas operações, completou Rodríguez.

O clã Úsuga surgiu após a desmobilização maciça de paramilitares de direita na Colômbia, promovida pelo governo de Álvaro Uribe entre 2003 e 2006.

Desde o início de 2016, já foram apreendidas no país 30,2 toneladas de cloridrato de cocaína, sendo 13 toneladas na região do Caribe, e 5,4 toneladas em Cartagena, relatou a Polícia nesta sexta.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca, base da cocaína. Segundo o mais recente informe da ONU, o país exportou pelo menos 442 toneladas dessa droga em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos