Polícia Federal faz buscas na casa de Lula por investigação de corrupção na Petrobras

São Paulo, 4 Mar 2016 (AFP) - A Polícia Federal faz buscas nesta sexta-feira na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da investigação da fraude na Petrobras, informou o jornal O Globo citando a polícia.

A Polícia Federal confirmou à AFP que lançou uma operação de busca de documentação em três estados, incluindo São Paulo, onde o ex-presidente vive, mas não quis comentar se Lula estava envolvido ou se será levado a depor coercitivamente, como reportaram vários meios de comunicação.

"Cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia", afirmou o comunicado da polícia.

A operação forma parte da investigação de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro vinculados à trama que desviou mais de 2 bilhões de dólares da Petrobras, e não inclui ordens de prisão.

Imagens de televisão mostravam policiais armados em São Paulo protegendo edifícios cujas ruas foram fechadas.

A emissora Globo News reportou que vários familiares de Lula também eram alvos da investigação.

As buscas ocorrem um dia após um vendaval político no Brasil, depois do vazamento de supostas declarações de um senador governista acusando a presidente Dilma Rousseff de interferir na investigação do escândalo na Petrobras e Lula, que governou o país de 2003 a 2010, de estar ciente do esquema de corrupção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos