Pré-candidato Ben Carson oficializa desistência na corrida republicana

Oxon Hill, Estados Unidos, 5 Mar 2016 (AFP) - O neurocirurgião aposentado Ben Carson, de 64, oficializou nesta sexta-feira, durante uma conferência anual conservadora, que abandona a corrida pela indicação republicana à Casa Branca, dois dias depois de suspender suas atividades de campanha.

"Apesar de estar deixando a campanha eleitoral, tem um montão de gente que me quer, (e) eles simplesmente não vão votar em mim", declarou Carson na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), encerrando uma campanha que começou cedo, mas que não decolou e foi perdendo fôlego.

"Eu continuarei profundamente comprometido com tentar salvar nosso país", acrescentou Carson, o único pré-candidato negro às eleições de 8 de novembro, que foi ovacionado por mais de mil pessoas reunidas na CPAC, perto de Washington.

Ben Carson decidiu não participar do debate republicano na quinta-feira, pois não via "um caminho político a seguir" em sua campanha.

Agora, nas prévias republicanas, restam apenas quatro pré-candidatos, entre eles Donald Trump, que lidera as pesquisas.

Único afro-americano na disputa para suceder ao presidente Barack Obama, Carson disse ainda que vai discutir seu futuro político nesta sexta-feira.

No último trimestre do ano passado, Ben Carson desfrutou de um momento de popularidade e chegou a ser visto como uma alternativa ao magnata Donald Trump.

Desde dezembro, porém, foi caindo nas pesquisas. Comentários polêmicos sobre a escravidão e sobre as vítimas das armas de fogo ajudaram a corroer sua credibilidade.

De família humilde, Carson se tornou um bem-sucedido neurocirurgião pediátrico, que lançou sua pré-candidatura sem jamais ter tido experiência política. Desde o início das prévias de seu partido, no mês passado, nunca conseguiu passar dos 7% dos votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos